1º Dia Nacional do ECC é celebrado com envio do novo casal diocesano

Novo bispo de Caçador agradece acolhida e diz que está motivado para a missão
6 de julho de 2021
Abertura do Mês Vocacional é marcada por celebrações na Diocese de Caçador
2 de agosto de 2021

1º Dia Nacional do ECC é celebrado com envio do novo casal diocesano

Celebração neste sábado marcou o envio do novo casal diocesano

Celebração de acolhida do novo casal diocesano do ECC foi realizada sábado, dia 10

O Encontro de Casais com Cristo (ECC), completou em 2020, 50 anos. Como fruto desta comemoração, no último sábado, dia 10 de julho, foi celebrado o 1º Dia Nacional do ECC. A celebração faz memória ao primeiro encontro idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970, realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Pompéia, em São Paulo (SP).

Na Diocese de Caçador, a data marcou a troca de coordenação do ECC, que tinha como referencial eclesiástico o padre Wilson Maiorki e o casal diocesano Sérgio Casagrande e Neuzalete Maria Campagnaro Casagrande, de Fraiburgo. Durante eleição realizada ainda no ano passado foi escolhido o novo casal diocesano, Marcos Anselmo Woitovicz e Soraia Aparecida da Rocha Woitovicz, de Canoinhas, que recebeu o envio durante celebração no sábado, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União. O ECC também conta com novo referencial eclesiástico, sendo o padre Valmor José de Deus.

Sérgio e Neuzalete, enviaram uma mensagem de agradecimento aos casais que estiveram junto ao ECC, durante o tempo em que participaram como casal diocesano e que continuam na missão.  “Hoje comemoramos um dia muito especial, Dia Nacional do ECC. Agradecemos com carinho os casais, as famílias ECC, pelo amor e alegria de servir, contribuindo sempre nos serviços de evangelização na Paróquia e nas Comunidades, através dos ministérios e pastorais da Igreja. Juntos com toda a Igreja, formamos essa grande família, realizando o Plano de Deus, para uma sociedade mais justa e fraterna. Como dizia o Padre Alfonso Pastore, criador do ECC: ‘VIVA O ECC!’”.

Padre Valmor e o casal diocesano Marcos e Soraia Woitovicz, durante live do programa Viver a Fé em Tempos de Distanciamento Social

O padre Valmor José de Deus desejou uma boa missão ao novo casal e disse que estará junto, acompanhando e orientando na medida do possível. “Que Deus com Sua graça, abençoe o trabalho e dê coragem e motivação a esse casal que tem uma linda direção a trilhar, na função de animar e acolher os casais e as famílias no caminho da evangelização”, salientou.

Encontro de Casais com Cristo: O ECC é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, primeiro núcleo da inculturação e da evangelização, igreja doméstica e santuário da vida, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integradas na pastoral de conjunto da diocese.

O criador do ECC:  O Pe. Alfonso Pastore, idealizador do ECC, nasceu no dia 8 de novembro de 1932 em Soledade – RS. Quando tinha três anos de idade a família se mudou para Iomerê – SC, município que faz parte da Diocese de Caçador, onde despertou para a vocação religiosa e sacerdotal, ingressando no seminário camiliano local.

Embora tenha se tornado conhecido como o criador do ECC, o padre Alfonso Pastore criou encontros semelhantes para jovens, adolescentes e famílias incompletas; trabalhou na formação de pequenas comunidades em todos os lugares por onde passou; criou uma forma diferenciada de preparar os casais para o matrimônio e teve uma atuação destacada na Pastoral Carcerária, denunciando as condições precárias dos presídios brasileiros. Participou das discussões sobre este assunto na Assembleia Nacional Constituinte em 1987.
Vítima de um câncer no cérebro, o padre Alfonso morreu, aos 67 anos, no dia 17 de março de 2000 na cidade de Vitória (ES) e foi sepultado, a pedido, em Iomerê. Na lápide de seu túmulo está a frase que o acompanhou por toda a vida: “Se não for para ir para o céu, não vale a pena viver””. (Fonte:  https://www.cnbb.org.br/em-2020-encontro-de-casais-com-cristo-vive-um-tempo-jubilar-de-comemoracao-de-50-anos/).

XVIII Congresso da Região Sul do ECC

O ECC fiel à sua missão de despertar, formar e enviar os casais para atuarem nas diversas pastorais e movimentos da Igreja, como “sal da terra e luz do mundo”, visando, não somente preservar a integridade, a unidade e o espírito do ECC, mas também adequá-lo às necessidades de formação e evangelização dos discípulos missionários que vivenciam os encontros, realiza neste final de semana, dia 17 de julho, o XVIII Congresso da Região Sul (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), que acontecerá em Maringá-PR, com o tema “ECC: 50 Anos de Júbilo e Missão a serviço da Família” e lema: “…Fazei tudo o que ele vos disser…” (João 2,5). Devido a pandemia da Covid-19, o encontro será realizado no formato online.

Os Congressos são realizados a cada quatro anos, em cidades escolhidas pela Coordenação Nacional. Visam dar continuidade ao serviço que o ECC presta à Igreja e ao aprimoramento de seus dirigentes. Neste ano, está prevista a participação de aproximadamente 200 congressistas dos quatro estados, entre casais e sacerdotes.

Acesse também https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2021-06/forum-amoris-laetitia-casal-brasileiro-ecc-brasil-evangelizar.htmln e leia mais sobre o ECC, com testemunhos de brasileiros que participaram do Fórum Amoris Laetitia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X