Celebração de Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Caçador

Celebração de Corpus Christi terá confecção de tapetes, missa e procissão
15 de junho de 2022
Cáritas participa da Caravana do Emprego em Caçador
23 de junho de 2022

Celebração de Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Caçador

Uma celebração para renovar e confirmar a fé. Assim foi a solenidade de Corpus Christi em Caçador que voltou a ser celebrada tradicionalmente nesta quinta-feira (16), após dois anos, em razão da pandemia. Centenas de fiéis se reuniram na Pracinha Nossa Senhora Aparecida para acompanhar a missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Cleocir Bonetti.

A festa religiosa que celebra o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus pode ser novamente contemplada com a confecção dos tapetes de serragens coloridas e a procissão com o Santíssimo que percorreu parte da Avenida Barão do Rio Branco até a Catedral São Francisco de Assis.

A organização da celebração e a montagem dos tapetes foram feitas em conjunto entre as três paróquias do município: São Francisco de Assis, Cristo Redentor e Nossa Senhora Rainha, com a participação de catequistas e voluntários, em uma demonstração de unidade e comunhão.

Cinco pontos receberam os enfeites, sendo o primeiro na Pracinha Nossa Senhora Aparecida, onde foi celebrada a Santa Missa; o segundo na esquina do banco Itaú, onde foi refletida a temática do sínodo; o terceiro no Largo Caçanjurê, onde foi retratado o jubileu de 50 anos da Paróquia Cristo Redentor; o quarto na subida da Farmácia São João, onde o tema trabalhado foi a paz e o quinto em frente à Catedral São Francisco de Assis, onde foi encerrada a procissão e realizada a benção com o Santíssimo. Nas três paradas realizadas durante a procissão, os párocos de cada paróquia fizeram uma reflexão sobre as temáticas simbolizadas nos tapetes.

Há oito meses como bispo, Dom Cleocir deixou sua mensagem de alegria em poder participar pela primeira vez da celebração na Diocese de Caçador. “Quero manifestar minha alegria em ter participado desse primeiro Corpus Christi com o povo da Diocese de Caçador. Para mim foi extremamente importante, emocionante, um momento ímpar, até porque depois de dois anos estamos retomando essa celebração, esse momento onde manifestamos publicamente o nosso amor a Cristo Eucarístico, a Jesus presente na Eucaristia. Um momento muito bonito, de fortalecermos a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caminhada comunitária. Agradecemos a Deus pelo dia bonito que nos ofereceu, para que muitas pessoas pudessem participar desse encontro de fé. Levamos também essa mensagem de Corpus Christi que é a mensagem da unidade, da comunhão e da partilha para todos os lares, para toda a cidade, para todo o interior e para toda a Diocese de Caçador”, disse.

Solidariedade – Durante a celebração de Corpus Christi, a Igreja também se fez presente demonstrando seu comprometimento com a parte social, incentivando a doação. A Cáritas Solidariedade realizou uma campanha de arrecadação de cobertores, alimentos, fraldas e leite que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A galeria completa de fotos da celebração de Corpus Christi em Caçador pode ser acessada em:

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=diocesedecacador&set=a.4964986063627683

Irineópolis

Registros da celebração de Corpus Christi em Irineópolis preparada pela comunidade da Paróquia Senhor Bom Jesus. As ruas da cidade receberam os tradicionais tapetes de serragem com os desenhos de motivos eucarísticos, lembrando a presença de Jesus em todas as pastorais, serviços e movimentos da Igreja.

Fraiburgo

Em Fraiburgo, além da celebração preparada pela Paróquia Imaculada Conceição, também foram montados tapetes solidários, com alimentos e produtos de higiene que serão distribuídos para a população carente.

 

Lebon Régis

Em Lebon Régis, a celebração presidida pelo padre Edson De Bortoli contou também com a solidariedade da população que fez a doação de cestas básicas. Tapetes feitos de alimentos enfeitaram a paróquia Santo Antônio e algumas ruas do município.  Cerca de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas, as quais serão doadas para Cáritas de Lebon Régis que fará a distribuição.

 

 

Texto: Elaine Karch de Almeida

Fotos da celebração em Caçador: Elaine Karch de Almeida e Gustavo Fambomel

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X