Celebrações ecumênicas marcam Semana de Oração pela Unidade Cristã

Cáritas Diocesana realiza entrega de duas mil cestas básicas
20 de maio de 2021
Cáritas Solidariedade de Fraiburgo lança Projeto “Mãos que partilham”
24 de maio de 2021

Celebrações ecumênicas marcam Semana de Oração pela Unidade Cristã

A Semana de Oração pela Unidade Cristã celebrada de 16 a 23 de maio, foi marcada por louvor e preces. Como forma de promover a unidade entre as religiões, a Igreja Católica (Diocese de Caçador) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) celebraram juntas um momento ecumênico em frente ao Hospital Maicé de Caçador, clamando a Deus pelas vítimas da pandemia e pelos profissionais de saúde.

A celebração realizada na quarta-feira, dia 19, emocionou tanto quem transmitiu, como quem recebeu as mensagens de esperança e fé, por meio de músicas e de palavras de motivação.

Representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o pastor Ildo Franz destacou a importância do diálogo ecumênico em meio a esse tempo tão difícil de dor e sofrimento pelo qual estamos passando. “O sofrimento e as vidas não têm placas denominacionais. Vida é um propósito divino, um propósito de Deus, por isso, devemos nos irmanar para rogar por essas vidas, interceder por essas vidas, mas também dar testemunho daquele que é a vida verdadeira. Importante que tenhamos esses momentos juntos porque eles também são testemunhos de vida e de fé”, disse.

Padre Valdir do Nascimento lembrou do tema deste ano da Semana de Oração pela Unidade Cristã: “Permanecei no meu amor e produzirei muitos frutos”. (cf. João 15,5-9).  “No final da vida pública de Jesus aqui na terra, Ele disse: “Permanecei no meu amor”, e é esse gesto que temos que levar adiante, não sozinhos, mas em comunidade lutando uns pelos outros”, declarou.

E o padre Edson De Bortoli completou que o grande objetivo de Jesus é a vida plena para todos. “Nós como diversas denominações religiosas, mas seguidoras do mesmo Cristo, temos esse objetivo em comum, defender, valorizar e rezar para que todos tenham vida em abundância”, concluiu.

Iomerê

Em Iomerê dois momentos também marcaram a Semana de Oração pela Unidade Cristã. Com o firme propósito de cultivar sempre a unidade e a comunhão, enraizados no amor de Cristo que nos nutre e fortalece para produzirmos frutos abundantes, a Igreja Católica e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil presentes em Iomerê realizaram duas celebrações ecumênicas durante a semana. Na quarta-feira, dia 19, a celebração aconteceu na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e na quinta-feira, dia 20, na Capela São Paulo de Bom Sucesso, onde estão localizadas as capelas luterana e católica de Iomerê. Participaram dos dois momentos transmitidos pelo Facebook, o padre André Luiz Giombelli, a pastora Francinne Kerkhoff e o pastor Paulo Franke.

ORAÇÃO OFICIAL

Amado e misericordioso Deus pai e mãe,

Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.

Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X