Conselho Econômico do Regional Sul 4 se reúne em Florianópolis

Finados
1 de novembro de 2019
Conselho Regional de Pastoral tem início com o lançamento das novas Diretrizes da Igreja em Santa Catarina
21 de novembro de 2019
Finados
1 de novembro de 2019
21 de novembro de 2019

Conselho Econômico do Regional Sul 4 se reúne em Florianópolis

Os membros do Conselho Econômico do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 12 de novembro, na sede da secretaria regional da instituição, em Florianópolis (SC). Esta é a primeira reunião da equipe após sua nomeação, em junho deste ano, durante um encontro entre bispos e coordenadores diocesanos de pastoral, na cidade de Nova Veneza (SC), diocese de Criciúma.

O motivo da reunião é a análise e aprovação dos planos de orçamentos para as pastorais, movimentos, serviços e organismos do Regional para o ano de 2020. O financiamento das atividades parte das 10 dioceses do Regional. Alguns organismos também possuem o financiamento a partir de projetos que desenvolvem com entidades internacionais, como é o caso da Cáritas Brasileira e o Serviço de Animação Bíblico-Catequética.

De acordo com o bispo de Caçador (SC) e presidente do Regional Sul 4, dom Severino Clasen, é importante que a evangelização aconteça a partir das pastorais, movimentos, organismos e serviços. “Vemos que a evangelização também possui custos. A CNBB Sul 4 também está preocupada para que as ações realizadas pelos agentes de pastoral e os missionários, pessoas que revelam e trazem a imagem do rosto da Igreja em Santa Catarina, tenham sua sustentabilidade”, disse o bispo.

Dom Severino explicou ainda, que, o Regional Sul 4 vem a cada ano apresentando um maior cuidado, mostrando responsabilidade dentro dos seus aspectos financeiros. “O Conselho Econômico é uma ferramenta que serve exatamente para dar apoio e suporte para que a evangelização aconteça sem ruídos, permitindo que Jesus Cristo seja conhecido em nosso estado”, declarou.

Membros e competências – O Conselho Econômico é parte constitutiva da CNBB Regional Sul 4. Com sua criação aprovada em Assembleia, sua função está descrita no Regulamento do Conselho Episcopal Regional, reformulado em 2018. Participam do Conselho: um bispo membro da presidência do CONSER (dom Severino Clasen); o secretário executivo (padre Luciano dos Santos); o assistente financeiro do Regional (Guilherme Ludwig); um representante dos coordenadores diocesanos de pastoral (padre Rivelino Seidler – Florianópolis) e um representante dos ecônomos diocesanos (padre Fernando Baraúna – Joinville).

De acordo com o Regulamento, compete ao Conselho Econômico cooperar por meio de pareceres e decisões com os responsáveis pela gestão administrativa e financeira do secretariado Regional; dar o consentimento para os atos de administração extraordinária quando o Direito Canônico, os Estatutos e o Regimento da CNBB o exigirem para validade de tais atos; fazer a previsão orçamentária; analisar e aprovar orçamentos e captar recursos.

Juntamente com o Conselho Econômico, foi aprovada a criação do Conselho Fiscal, com a função de acompanhar e dar parecer sobre as ações financeiras aprovadas e realizadas pelo Regional Sul 4.

Franklin Machado
Assessoria de Comunicação da CNBB Sul 4