Diocese de Caçador acolhe Joni Cavalheiro como novo padre

Diocese de Caçador celebra o Mês Vocacional e o Dia Diocesano de Oração pelas Vocações
5 de agosto de 2022
Assembleia eletiva da CRB núcleo de Caçador define nova equipe executiva
15 de agosto de 2022
5 de agosto de 2022
Assembleia eletiva da CRB núcleo de Caçador define nova equipe executiva
15 de agosto de 2022

Diocese de Caçador acolhe Joni Cavalheiro como novo padre

A Igreja de Caçador acolheu com alegria seu mais novo presbítero: o diácono Joni Ronaldo Cavalheiro. A Matriz Cristo Rei de Canoinhas ficou lotada para a Celebração Eucarística de Ordenação Presbiteral que aconteceu na manhã de sábado, 06 de agosto. Familiares, amigos, o clero da diocese, seminaristas, lideranças da igreja e muitos fiéis estiveram presentes para acompanhar esse momento importante não apenas na vida do neo-presbítero, mas também de toda a Igreja.

Pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Cleocir Bonetti e pela oração da Igreja, Joni foi ordenado para exercer sua missão de sacerdote junto à comunidade de fé com o lema: “Em memória de mim” (Lc 22,19).

Em sua homilia Dom Cleocir lembrou da contribuição da comunidade na caminhada vocacional do novo ordenado. “Só Deus e você sabem o quanto a comunidade de Canoinhas fortaleceu o seu caminho até aqui”, disse.

Salientando a importância da família para o processo de formação, discernimento e motivação, Dom Cleocir enfatizou a presença dos pais, irmãos e demais familiares do novo padre. “É da família que brotam as vocações, então parabéns seu José e dona Lídia pelo filho de vocês, por terem o incentivado na vida religiosa e apontado para ele o caminho da Igreja desde pequeno”.

O bispo lembrou ainda do Mês Vocacional, celebrado em agosto. “Nada melhor hoje que lembrar e rezar pelas vocações sacerdotais. Também vamos rezar por todas as vocações, seja religiosa ou leiga”, completou.

Ao final da celebração, o novo padre recebeu uma homenagem. O momento foi marcado pela entrada da imagem da Sagrada Família carregada pelo casal Marcos e Soraia Woitovicz, responsáveis pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC). Em seguida, catequizandos vestidos de anjos atravessaram o corredor levando cartazes com algumas características e qualidades do ordenado. A homenagem foi encerrada com a participação dos irmãos, cunhados e sobrinhas do padre Joni que foram ao seu encontro, representando a valorização da família. Um momento de emoção e alegria, coroado com a demonstração de carinho e acolhimento de toda a comunidade.

O neo-sacerdote fez seus agradecimentos a todos que contribuíram para que a celebração fosse possível. “Escolhi o lema para meu ministério: “Em memória de mim”, para assim viver ainda mais essa virtude. E fazendo memória de toda a caminhada que fiz até aqui, o que preciso é agradecer. A Deus pelo dom da vida e esta vocação a qual fui chamado. A minha família que me mostrou o caminho da Igreja, guiando os meus passos no caminho da fé. Também pelo apoio, presença e oração durante todo este tempo. Agradeço à Diocese de Caçador, ao nosso Bispo Dom Cleocir, a todo clero da nossa diocese, os padres que acompanharam meu processo formativo, e também aqueles dedicaram seu tempo e venceram a distância para estarem rezando juntos hoje aqui. Meu agradecimento aos nossos seminaristas e vocacionados. Aqueles que caminhei junto e hoje são padres, também aqueles que tomaram outros caminhos. A esta paróquia: Santa Cruz. Obrigado por todo este tempo juntos. Sou natural daqui, cresci dentro desta paróquia, retornei como seminarista, fui ordenado diácono e agora padre”, lembrou.

O novo padre recordou com carinho das comunidades onde trabalhou como seminarista. “Meu profundo agradecimento à comunidade Santa Clara da Catedral em Caçador; à comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Guaramirim; à Paróquia São Pedro de Alcântara; à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Brusque, à Paróquia Santa Teresinha; à comunidade São Francisco de Assis, de São José, à Paróquia Sagrados Corações; à comunidade do Monte Serrat, do Morro da Caixa em Florianópolis e à paróquia São João Batista de Três Barras. Agradeço ainda à toda equipe que trabalhou durante essa semana vocacional: às Irmãs Paulinas de Curitiba, às Irmãs de Schoestat de Santa Cruz do Sul e de Biguaçú, às catequistas e aos catequizandos, ao Serviço de Animação Vocacional (SAV), à equipe que ajudou nesta celebração, nosso ministério de música, liturgia, acólitos e coroinhas e a todos que de uma forma ou outra contribuíram. Todos estão no meu coração”, disse.

Após a celebração, os convidados participaram de um almoço de confraternização servido no salão paroquial.

Primeira Missa

No domingo, dia 07, o novo padre celebrou sua primeira missa na Igreja São Lourenço – Localidade de Arroios, em Canoinhas.

Texto e Fotos: Elaine Karch de Almeida/Pastoral da Comunicação da Diocese de Caçador