Diocese de Caçador divulga nota sobre o afastamento do padre Dinis e posse do padre Eleandro

“Desafio Catequético”: Inscrições para a gincana virtual seguem até o dia 30 de setembro
23 de setembro de 2020
“Gestos de quem cuida”: A solidariedade continua dando frutos
24 de setembro de 2020
23 de setembro de 2020
“Gestos de quem cuida”: A solidariedade continua dando frutos
24 de setembro de 2020

Considerando sua disposição em participar do processo eleitoral de 2020, a Diocese de Caçador torna público, por meio desta nota, o afastamento temporário do exercício do Ministério Sagrado do padre Dinis Campagnin, então pároco da paróquia São João Batista, de Matos Costa e Calmon. A solicitação foi feita através de comunicação oficial no dia 17 de agosto de 2020, sendo o decreto de afastamento assinado no dia 27 de agosto, uma vez que a pretensão do padre é de pleitear cargo eletivo no poder executivo no município de Calmon.

Conforme o que dispõe o Código de Direito Canônico: “os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil” (Cân. 285 $3). Neste sentido, após ponderar a situação com o próprio presbítero e levando em conta a manifestação do Colégio de Consultores, a Diocese considera que esta é uma medida prudente e que salvaguarda o bem do clérigo e de todo o Povo de Deus, particularmente na Paróquia São João Batista.

Com o pedido de afastamento que começou a valer a partir do dia do registro de sua candidatura, o padre fica proibido de qualquer ofício ou encargo eclesiástico, como celebrar publicamente a Santíssima Eucaristia ou exercer publicamente os atos que requerem o Poder de Ordem Sagrada (Pregação da Palavra de Deus, palestras, conferências, celebração dos Sacramentos [Batismo, Crisma, Confissão, Unção dos Enfermos, assistência aos Matrimônios] e celebrações de sacramentais excetuando o quanto faculta o próprio Direito, particularmente em situação de perigo de morte cf. Cân. 976).

O documento somente poderá ser revisto após serem findados todos os trâmites relativos ao pleito eleitoral de 2020 registro da candidatura, campanha, eleição, diplomação e posse, se for o caso.

Posse do padre Eleandro

Tendo em vista a preocupação maior em não deixar a Paróquia São João Batista de Matos Costa e Calmon desassistida, bem como em dar continuidade aos trabalhos, a Diocese de Caçador nomeou o padre Eleandro Hüning como administrador paroquial. A posse foi no dia 12 de setembro. A celebração de acolhida contou com a presença do administrador diocesano, padre Renato Luiz Caron e do padre Dinis Campagnin, bem como de alguns fiéis que participaram seguindo as orientações de prevenção ao Coronavírus.

Entre as atividades, compete particularmente ao novo administrador paroquial: anunciar a Palavra de Deus e organizar a catequese, promover a participação dos fiéis, zelar pela liturgia segundo as normas da Igreja, zelar pela formação de leigos, promover a pastoral vocacional, dedicar cuidado especial aos pobres, doentes e aflitos.

A Diocese de Caçador reitera seu compromisso, sua proximidade e sua missão de evangelização junto às comunidades de fé. Aproveita ainda, neste momento de transição para agradecer ao padre Dinis pelo trabalho realizado nestes cerca de 10 anos à frente da Paróquia São João Batista e pela disposição em servir ao povo de Deus. Ao mesmo tempo, enseja ao padre Eleandro, que prontamente aceitou a missão, muita sabedoria e que as luzes do Espírito Santo o conduzam neste novo desafio. Sob a intercessão de São João Batista, que seu ministério seja fecundo e profícuo.