Dom Severino Clasen é o novo Presidente do Regional Sul 4 da CNBB

Democracia participativa é fundamental para a conquista de Políticas Públicas
31 de maio de 2019
Você que deseja ser Amigo(a) de Jesus, venha participar conosco!
1 de junho de 2019
Democracia participativa é fundamental para a conquista de Políticas Públicas
31 de maio de 2019
Você que deseja ser Amigo(a) de Jesus, venha participar conosco!
1 de junho de 2019

Dom Severino Clasen é o novo Presidente do Regional Sul 4 da CNBB

Dom Severino Clasen, Bispo de Caçador, é o novo Presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A eleição aconteceu em Aparecida, SP, no dia 08 de maio, durante a Assembleia Geral do episcopado brasileiro.

Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville (SC) assumiu a vice-presidência e Dom Mário Marquez, bispo de Joaçaba (SC) é o novo secretário.

Biografia do Presidente

Dom frei Severino é filho de Joana Petry e Ereneu Clasen. Tem três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação Franciscanas de São José. Ingressou no seminário menor em 1968, em Ituporanga (SC). Tornou-se franciscano ao ingressar na Província da Imaculada em janeiro de 1976.Fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 10 de julho de 1982.

Foi nomeado bispo para a Diocese de Araçuaí (MG), em 11 de maio de 2005. Aos 50 anos, Frei Severino foi o primeiro bispo nomeado pelo Papa Bento XVI e foi o décimo-segundo frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a se tornar bispo. Foi ordenado bispo pelas mãos de Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga (SC). A posse episcopal aconteceu no dia 10 de julho de 2005, em Araçuaí. Seu lema episcopal é “Acolher e cuidar”. No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Caçador (SC), transferindo-o da Diocese de Araçuaí. Dom Severino foi empossado no dia 4 de setembro de 2011.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, onde permaneceu até este ano de 2019.

Foto: CNBB