“Gestos de quem cuida”: Ações de solidariedade continuam sendo divulgadas e motivadas

Padre Renato Caron diz que irá trabalhar com espírito de colegialidade e destaca a importância do cuidado com a vida
21 de agosto de 2020
“Viver a Fé” destaca a importância de compreendermos o chamado de Deus para as nossas vocações
21 de agosto de 2020

O projeto “Gestos de quem cuida”, ligado à Ação Emergencial Solidária “É tempo de cuidar”, segue na Diocese de Caçador. Promovida pelo Conselho Diocesano de Leigos, a iniciativa quer animar os cristãos leigos e leigas a também assumirem gestos de solidariedade, ações concretas de ajuda às pessoas necessitadas, neste tempo de pandemia.

Nesta semana trazemos três depoimentos, que encorajam, incentivam e dão sugestões de atitudes que todos podemos realizar em nossas comunidades.

Acompanhe toda semana os vídeos publicados na página do Facebook do Conselho Diocesano de Leigos.

E você, qual o gesto de quem cuida vai assumir hoje?

Depoimento de Regina de Fátima, cristã leiga consagrada da Paróquia Santa Cruz, de Canoinhas

“Faço parte da Amalber (Associação Missionária de Leigos Franciscanos de Santa Maria Bernarda e represento a catequese no Conselho Diocesano de Leigos. Entre as consequências do isolamento social, tão importante para a contenção da Covid 19, estão seus efeitos emocionais, relatos de ansiedade, estresse, angústia e medo, são acompanhados com frequência, principalmente entre idosos, mães com filhos pequenos em casa, pessoas que moram sozinhas, ou que tenham convívio familiar conflituoso. Estamos todos submetidos a esse difícil momento, por isso “É tempo de Cuidar”. Minha ação concreta neste período é a escuta amorosa, seja por uma chamada de vídeo, uma ligação telefônica, uma troca de mensagens. Parte de cada um dos meus dias é dedicada a ouvir de forma atenta, acolhedora e efetiva. Possibilitar a fala das suas angústias, dificuldades e medos, minimiza o sentimento de estar sozinho ou desamparado. Mesmo em tempo de tantas privações, não há barreiras para espalhar a paz e o bem. E você, já ouviu alguém hoje?”.

Depoimento de João Batista Sartori, cristão leigo, que atua no Marista Escola Social – unidade Caçador

“A Unidade do Marista Escola Social de Caçador atende gratuitamente mais de 220 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, em projetos e oficinas que acontecem no contra turno escolar. O trabalho desenvolvido pela nossa unidade é pautado na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes e jovens e na educação integral, emancipadora, solidária e fraterna, com foco no projeto de vida dos meninos e meninas, para a transformação social dos territórios em que estamos inseridos. Durante a pandemia, juntamente com toda a nossa equipe, estamos empenhados em oferecer atividades domiciliares e também o apoio a todas as famílias, sobretudo àquelas mais vulneráveis. Nesse tempo em que a solidariedade é um caminho de esperança para tanta gente, agradecemos a todos e todas que tem colaborado de alguma forma no serviço à vida. Para conhecer um pouco mais do trabalho do Marista Escola Social, unidade de Caçador, acesse a nossa página no Facebook. É tempo de cuidar da vida”.

Depoimento de Adriana, da paróquia Santa Cruz de Canoinhas, cristã leiga consagrada da Congregação das Irmãs Paulinas e membro do Conselho Diocesano de Leigos

“Na minha comunidade com muita alegria, eu sirvo como ministra da Eucaristia e também como catequista. Dentro desta campanha, “Gestos de quem cuida”, a questão da pandemia chama muita atenção para este cuidado que devemos ter com a nossa saúde física e espiritual. Uma dica que eu deixo é de que sempre que possível façamos aquilo que gostamos, pois às vezes não temos a oportunidade de fazer o que realmente gostamos. Então, minha colaboração é no sentido de reservarmos um tempo para aquilo que gostamos. Por exemplo, ler, mexer nas plantas, ajudar alguém, escrever, enfim, seja o que for aquilo que você goste de fazer, que você possa exercer com muito amor e com muita gratidão a Deus por nos proporcionar dons que nos ajudam a servir e também a nos oferecer alegria”.