Live celebra Dia dos Leigos e encerra Mês da Solidariedade e Gincana Catequética

Comissão Diocesana de Liturgia lança formulário de consulta às paróquias
26 de novembro de 2020
“Viver a Fé”: Daniel Seidel destaca que o “sacerdócio comum” é ser presença
27 de novembro de 2020
Comissão Diocesana de Liturgia lança formulário de consulta às paróquias
26 de novembro de 2020
“Viver a Fé”: Daniel Seidel destaca que o “sacerdócio comum” é ser presença
27 de novembro de 2020

Live celebra Dia dos Leigos e encerra Mês da Solidariedade e Gincana Catequética

 Um momento especial marcou a celebração do Dia dos Leigos neste ano na Diocese de Caçador. Para bem viver esta que é a grande festa do laicato católico, o Conselho Diocesano de Leigos preparou uma noite recheada de partilhas, música, interação, e prêmios. Devido à pandemia e às restrições quanto às aglomerações, o momento foi celebrado através de uma live que aconteceu no dia 22 de novembro. A celebração contou ainda com o encerramento do Mês da Solidariedade, que culminou com o Dia Mundial do Pobre e da Gincana Virtual – Desafio Catequético, promovida pelo Serviço de Animação Bíblico-Catequética.

Há 29 anos a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas no último domingo do ciclo litúrgico anual, unindo uma antiga tradição da Ação Católica, onde neste domingo se recorda o batismo como fonte da missão, com a Solenidade de Cristo Rei. Em 2020, a celebração teve como tema: Cristãos Leigos e Leigas: testemunho e profecia a serviço da vida e o lema: “Eu vos chamei a serviço da justiça” (Is 42,6).

O Conselho Diocesano de Leigos

Na Diocese de Caçador, o movimento que representa os leigos é o Conselho Diocesano de Leigos, o qual foi formado em 2014, com membros das microrregiões de Caçador, Canoinhas e Videira. O núcleo de Caçador foi criado em 2018. Os integrantes do Conselho se reúnem mensalmente para formações, além da participação em várias atividades a nível comunitário paroquial e diocesano, com destaque para a Jornada Mundial do Pobre. Ainda são realizados três encontros por ano, de estudo e articulação com pastorais e outros movimentos da Diocese.

Conforme a coordenadora do Conselho, Méri Scolaro, o Conselho de Leigos sempre esta à frente da realidade social, política e econômica, cultural e religiosa da Diocese, bem como do Brasil e do mundo. “Muitas de suas atividades são marcadas e encaminhadas a partir dessas realidades. Através desses indicativos sempre trabalhamos em comunhão com a Igreja”, destaca.

Com relação à atuação do Conselho Diocesano de Leigos, Méri acrescenta que: “O Conselho não é um organismo executor, mas aglutinador e incentivador na busca da construção de uma sociedade justa e humana”.

DEPOIMENTOS

Para dar mais vida a este momento de celebração, a live contou com vários testemunhos. O primeiro foi do Administrador Diocesano, padre Renato Caron, que refletiu sobre o papel do leigo na Igreja e na Sociedade.

Solidariedade – Em um segundo momento, a cristã leiga Marilene Oliveira falou sobre a preocupação da Igreja no Brasil com a realidade causada pela pandemia, o que motivou a Ação Solidária Emergencial “É tempo de cuidar”, a qual ajudou muitas famílias em situação de vulnerabilidade diante do cenário de distanciamento social.

O terceiro depoimento foi do padre Edimar Blascowski, presidente da Associação Social do Contestado, de Lebon Régis. Ele destacou algumas ações realizadas pela ASC neste ano.

Catequese – Com relação à catequese, a live contou com uma reflexão da coordenadora diocesana do Serviço de Animação Bíblico-Catequético, Regiane Freire, que falou sobre os desafios da catequese neste ano atípico e sobre as atividades desenvolvidas sob a perspectiva de “Um novo olhar na catequese”.

Uma das atividades realizadas neste ano foi o Desafio Catequético, em seu depoimento, a catequista Luciana Locatelli Tasca, da comunidade Santo Antônio, Macieira, Paróquia Nossa Senhora dos Campos, Arroio Trinta, contou sobre  como foi acompanhar os catequizandos durante a gincana.

Outro bonito relato foi dos catequizando e catequista da equipe “Discípulos de Emaús”, da Paróquia Nossa Senhora Rainha, de Caçador, sobre como se sentiram ao participar do Desafio Catequético.

Experiências – Quando falamos em estender a mão, os cristãos leigos são protagonistas de lindas experiências. Durante a celebração, pudemos também acompanhar relatos de gestos concretos protagonizados pelos cristãos.

O primeiro testemunho foi da leiga Francisca Hoechesfeld, de Papanduva, que falou sobre ações solidárias, realizadas pela Paróquia São Sebastião, em prol dos mais necessitados em virtude da pandemia.

O segundo relato foi da leiga Carina Antunes, da Paróquia Imaculada Conceição, de Fraiburgo, contando sobre uma campanha que mobilizou toda a comunidade para a arrecadação de alimentos, roupas e calçados, os quais foram destinados às famílias carentes.

Seguindo na linha de gestos concretos de solidariedade, outra linda partilha foi a da cristã leiga Margarete Bortnik, de Irineópolis, que contou sobre uma mobilização feita para ajudar as vítimas do tornado que passou pelo município no mês de agosto.

 Divulgação dos vencedores da Gincana Catequética

Um dos momentos mais aguardados foi a divulgação das equipes vencedoras da Gincana. “O desafio catequético mexeu com as estruturas de nossas comunidades, de nossas paróquias, motivou toda a galera, catequizandos, famílias, catequistas. Não aconteceu por acaso, aconteceu com a força de catequistas, cristãos leigos e leigas que ajudaram a construir esse projeto”, destacou o padre Edson De Bortoli, referencial eclesiástico do Conselho Diocesano de Leigos e do Serviço de Animação Bíblico-Catequética.

Premiação:

1º lugar – 500,00 e troféu – Equipe Ninjas do Desafio Catequético, Paróquia São Pedro e São Paulo, de Porto União (56.879 pontos) – Catequista Bruna Letícia Cordeiro.

 2º lugar – 250,00 e troféu – Equipe Crescendo em Cristo, Paróquia São José Operário Monte Castelo (41.283 pontos) – Catequista Maria Inês Machado Lima.

 3º lugar – 100,00 e troféu – Equipe Unidos vamos à Cristo, Paróquia São José Operário Monte Castelo (40.698 pontos) – Catequista Maria Inês Machado Lima.

 Divulgação dos vencedores dos brindes

Outro momento de muita expectativa foi a revelação dos vencedores dos brindes que a Diocese sorteou durante a live. Confira os sorteados:

 1º premio (bicicleta) – Iara Tomacheuski

2º prêmio (imagem da Sagrada Família) – Edson Luiz Belli

3º prêmio (liquidificador) – Mirian Benjamini

4º prêmio (batedeira) – Queila Sandra Crotti Troian

5º prêmio (sanduicheira) – Mariza Terezinha Fenker Krolicoschi

6º prêmio (pen-drive) – Joziane Renato Lim

A Diocese de Caçador agradece aos cristãos leigos Andréa Carneiro, Leoberto e Regina Weinert, Luiz Alfredo Kasectari, Meri e Ulir Scolaro (coordenadores do Conselho Diocesano de Leigos), Ruth e Luiz Goulart (Despachante Goulart) e Flávio Camuzzato, que contribuíram com as doações e assim tornaram possível a entrega dos prêmios da live para comunidade que participou e interagiu.

Obrigada a cada leigo que faz acontecer sua missão na Igreja e na Sociedade sendo sal da terra e luz do mundo, profetas a serviço da vida.

Para assistir a live completa acesse:

https://www.facebook.com/diocesedecacador/videos/127425465598019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X