Pastoral da Saúde realiza formação sobre visita ao doente

31ª Romaria reúne milhares de pessoas no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima
23 de maio de 2023
Diocese de Caçador participa do V Encontro Regional do Serviço Pastoral do Migrante
5 de junho de 2023
23 de maio de 2023
5 de junho de 2023

Pastoral da Saúde realiza formação sobre visita ao doente

Quem pode visitar doentes? Como visitá-los? É a mesma coisa que visitar quem está saudável? Que tipo de perguntas fazer? Que palavra e atitudes são mais adequadas? Diante de situações mais graves, o que dizer ou fazer? Estas foram algumas das muitas questões abordadas na formação promovida pela Pastoral da Saúde Diocesana e realizada na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Porto União no dia  24 de maio.

O encontro contou com a participação de representantes de quase todos os grupos de Pastoral da Saúde das Paróquias da Diocese. Além deles, participaram também como convidados, representantes do projeto Farmácia Viva da Secretaria Municipal de Saúde de Porto União e representantes das Unidades Hospitalares Camilianas de Porto União e União da Vitória. O grupo anfitrião se fez presente com muitos membros e não mediu esforços para acolher bem os visitantes.

O assessor da formação foi o padre Arlindo Toneta, camiliano e vigário paroquial em Iomerê. Ele tem vasta experiência na dimensão solidária da Pastoral da Saúde, seja nas atividades ligadas à relação de ajuda ao doente, seja também no acompanhamento religioso. O primeiro tema trabalhado por ele foi a visita caritativa aos enfermos nos hospitais e residências. Tomando como fundamento o agir de Jesus Cristo e como inspiração a atividade de São Camilo, ele foi progressivamente apresentando e respondendo questões para aprofundar a temática. “Quem pode visitar um doente?”, questionou ele e em seguida respondeu: “a princípio, todo o ser humano pode, pois trata-se da solidariedade humana. Os seguidores de Jesus são convidados especialmente por Ele a visitá-lo em cada enfermo (Cf Mt 25,46). Todos, desde que devidamente preparados para isso”.

Depois da reflexão sobre aspectos essenciais da visitação aos enfermos, o assessor abordou a figura de Maria como modelo de visitadora. “Ela nos ensina como podemos fazer uma boa visita a um doente ou necessitado”, pontuou. O texto básico para a reflexão foi o Evangelho da Visitação de Maria a Isabel.

Ao final do encontro, a coordenadora diocesana, Claudete Zornita Ciota, agradeceu ao grupo da Pastoral de Porto União pela excelente organização e calorosa acolhida, na pessoa da coordenadora, Eliane Bortolon. Ela por sua vez, agradeceu à sua equipe e aos padres da Paróquia, Valmor José de Deus e Rogério Esmeraldino, por todo apoio prestado. Além deles, estiveram presentes o Pe. Paulo de Fraiburgo e o Pe. Moacir de Salto Veloso. Para encerrar, o Pe. André Luiz Giombelli, referencial diocesano da Pastoral da Saúde, convidou os padres presentes, para a oração de envio e bênção final.