“Que não tenhamos um natal de consumismo, mas um natal espiritual”, destaca padre Marcos

1ª Catequese de Advento reflete sobre “A espera do Emanuel, o Deus conosco”
4 de dezembro de 2020
2° Catequese de Advento reflete sobre a alegria da chegada de Jesus
11 de dezembro de 2020
1ª Catequese de Advento reflete sobre “A espera do Emanuel, o Deus conosco”
4 de dezembro de 2020
2° Catequese de Advento reflete sobre a alegria da chegada de Jesus
11 de dezembro de 2020

Iniciamos o último mês do ano, um ano cheio de desafios, que devido a pandemia tivemos que nos reinventar, e fortalecer a nossa fé, a nossa espiritualidade. Iniciamos também o Tempo do Advento, o tempo favorável para a nossa transformação por Cristo, que mais uma vez quer nascer em nossa vida neste natal.

O Programa Viver a Fé em tempos de distanciamento social desta semana nos trouxe a reflexão sobre a “Espiritualidade do Advento”. O nosso convidado foi o padre Marcos Roberto Medeiros, coordenador do Serviço de Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 4 da CNBB e pároco da Paróquia São Francisco das Chagas de Lacerdópolis, Diocese de Joaçaba. Com muita alegria, fé, um sentimento de compaixão e palavras de esperança e motivação, padre Marcos falou sobre o verdadeiro sentido do natal e do que devemos colocar em nossos corações, lembrar de Jesus Cristo como aquele que nasceu para ser nossa esperança de vida, e que assim também possamos repetir seu gesto, sendo também presença e sinal de esperança para outras pessoas.

O programa também contou com a participação da Vera Regina Mazureck, que faz parte do Serviço de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Caçador.

Espiritualidade x chamadas comerciais

Falando sobre a espiritualidade versus o apelo comercial  que neste período do ano vem com muita força, padre Marcos salientou que estamos vivendo uma comercialização do Sagrado. “Esse comércio que fica com tantas luzes, presentes e artefatos, acaba tirando o foco principal do que é o natal, que é a encarnação de Deus na nossa vida. Por isso, a Igreja vem de longa data tentando reconhecer que é bonito um presente, uma luz, o presépio, o pinheirinho, a inocência das crianças com o presente do papai noel, mas temos que pensar se aquele presente vai ser presença na vida da pessoa ou vai ser só mais um badulaque para ficar na prateleira e encher de poeira. Mais uma vez, temos que lembrar que o foco é Cristo Jesus”, disse.

A Coroa do Advento

Conforme o padre Marcos, a Coroa do Advento é um símbolo que foi assumido desde as culturas não cristãs por ser um símbolo universal. “Ela lembra que o amor que Deus tem por nós não tem começo e não tem fim. Normalmente feita com ramos verdes, a coroa vem da piedade popular e lembra a vida que circula ao nosso meio: em nós, conosco, por nós”, explicou.

Junto à Coroa, o padre destacou que são colocadas quatro velas para lembrar muitas realidades. “Entre elas podemos citar os pontos cardeais, no sentido de que salvação vem para todos; as quatro semanas do advento e os quatro personagens do advento: o profeta Isaías, São João Batista, Maria e o próprio Cristo. Desta forma, as quatro velas querem lembrar a grande luz que é Cristo”, enfatizou.

Uma mensagem para bem vivermos o Natal

“Desacelere, viva este tempo tão oportuno com a família. Não tenhas um natal de paganismo, de consumismo, mas um natal espiritual, que Deus se faça carne na nossa vida. Como dizia São João Paulo II, que tenhamos coragem de abrir as portas ao redentor, as portas do coração e da nossa vida”, concluiu padre Marcos.

Assista a live completa