Representantes da Diocese de Caçador no 26º Encontro Regional e Assembleia Eletiva da Pastoral Carcerária

Diocese de Caçador disponibiliza edição de setembro do Jornal Fonte
22 de setembro de 2022
Cruz Peregrina dos 40 anos da PJ percorre paróquias e comunidades da Diocese de Caçador
17 de outubro de 2022
Diocese de Caçador disponibiliza edição de setembro do Jornal Fonte
22 de setembro de 2022
17 de outubro de 2022

Entre os dias 23 e 25 de setembro de 2022, reuniram-se em Lages, membros da Pastoral Carcerária da Conferência Nacional do Bispos do Brasil de Santa Catarina – CNBB Sul 4, para o 26º Encontro Regional e Assembleia Eletiva. Os temas de estudo foram: Remissão de pena pela leitura, com a Professora Rossaly B. C. Lorenset; Justiça Restaurativa, com a Irmã Maria Antônia; Pena de Multa, com o Doutor Guilherme Haugg; Direitos humanos e tortura, com a Doutora Erli Camargo e Uma visão geral sobre a Pastoral Carcerária no Brasil, com a Irmã Petra Silvia Pfaller. A Diocese de Caçador esteve representada por quatro membros da Pastoral Carcerária, entre eles, o padre Edimar Blaskowski, referencial eclesiástico.

Em sua fala, a professora Rossaly apresentou sua dissertação de mestrado “Leitura e cárcere: (entre) linhas e grades e constituição do sujeito-leitor pelo dispositivo de remissão de pena”. A resolução Remissão de pena pela leitura, elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e empregada em 2013, garante que cada obra lida, após o reconhecimento da Justiça, reduzirá em quatro dias a pena da pessoa presa. A resolução estabelece o limite de 12 livros lidos por ano e, portanto, 48 dias remidos como teto anual dessa modalidade. Segundo a professora, a leitura pode reduzir a pena na prisão, mas ainda há desafios. “Os presos precisam comprovar que leram os livros”.

Para Dom Guilherme Werlang, bispo da Diocese de Lages e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora, é necessário e urgente humanizar, olhar o preso como irmão. “Olhar como seres humanos e não como lixo social. É necessário que eles percebam que não somos agentes prisionais e sim nos vejam como irmãos. A presença da Pastoral Carcerária é a presença do próprio Jesus nos presídios”.

Ir. Maria Antônia afirmou que para o desencarceramento, a Justiça restaurativa é fundamental. “É uma maneira de não penalizar, mas de responsabilizar e não deixar impunidade. É uma metodologia para a resolução de conflitos, diferente da metodologia da justiça penal, é uma metodologia que restaura relações que são quebradas. É a justiça restaurativa que ajuda no desencarceramento e busca um mundo com paz, sem ser uma justiça vingativa”.

Dr. Guilherme conversou com os participantes sobre a Pena de Multa dentre as outras formas adotadas de penas: privação ou restrição da liberdade; perda de bens; prestação social alternativa e suspensão ou interdição de direitos. “Para a Pastoral Carcerária, por exemplo, a maior preocupação são as multas aplicadas para as mulheres presas por tráfico. Muitas vezes, elas são pegas com pequenas quantidades de drogas e acabam recebendo uma multa de valor exorbitante e não tem condições de efetuar o pagamento após a saída da prisão”, exemplificou.

Dra. Erli apresentou o tema “Direitos humanos e tortura” a partir de três erros que se comete ao falar sobre: só defende bandidos, só atrapalha o trabalho da polícia, prejudica a soberania nacional. “Quando a pessoa é presa, o único direito tirado é a liberdade; os demais direitos permanecem: saúde, educação, alimentação. Direitos humanos é para defender todos os seres humanos, independentemente de sua situação. São princípios reconhecidos pela humanidade, regem o modo como os seres humanos individualmente vivem em sociedade e entre si, bem como sua relação com o Estado e as obrigações que o Estado tem em relação a eles. Os Direitos humanos é conquista histórica de proteção da dignidade de todos, principalmente dos grupos oprimidos”, explicou.

Ir. Petra, coordenadora nacional da Pastoral Carcerária, apresentou uma visão geral da Pastoral no Brasil e fez alguns questionamentos: Qual o tipo de evangelização que fazemos ao visitar os presídios? Que tipo de Deus levamos para os presídios? Será que conseguimos rezar quando sabemos que tem alguém sofrendo e sendo maltratado. “Se vamos aos presídios somente para rezar não é Pastoral Carcerária! Se vamos somente para denunciar somos uma ONG e não Pastoral Carcerária! Precisamos de um equilíbrio. A Pastoral Carcerária é pastoral da escuta, de fazer conexões […] tem presos que não querem rezar, mas somente conversar. A conversa também é oração. A Pastoral Carcerária é presença da Igreja, e não é presença de um grupo ou movimento, ela responde pela Igreja”, salientou. Ficou evidenciado que uma das atividades da Pastoral é denunciar o trabalho escravo dentro das penitenciárias: presos que trabalham não tem direito trabalhista; parte do seu salário vai para o governo; em caso de acidente, não há direitos.

Ao final da Assembleia foi eleita a nova Coordenação Regional:

Coordenadora – Irmã Vilma de Lima Costa;

Vice coordenador – Newton A. Almeida;

Secretária – Rossaly B. C. Lorenset;

Mulher Presa – Maria da Glória Pereira Correa;

Justiça Restaurativa – Inácio Juliano Venske.

Com informações da Ascom/CNBB Sul 4

Fotos: Jaison Alves da Silva