“Viver a Fé” aborda a preocupação e a urgência por uma ecologia integral

Mensagens que motivam ações concretas de solidariedade
2 de outubro de 2020
Diocese disponibiliza roteiros do 28º Domingo do Tempo Comum e da Celebração de Nossa Senhora Aparecida
5 de outubro de 2020
Mensagens que motivam ações concretas de solidariedade
2 de outubro de 2020
5 de outubro de 2020

“Viver a Fé” aborda a preocupação e a urgência por uma ecologia integral

O programa Viver a Fé em tempos de distanciamento social desta semana trouxe para a reflexão um assunto de extrema relevância para o momento que estamos passando, dadas as proporções dos acontecimentos envolvendo a degradação ambiental, o consumo, os eventos climáticos, e os rumos que tudo isso reflete em nosso planeta.

Com o tema “Ecologia integral: uma urgência para a humanidade”, o assessor Valdemar Arl, que é que é Engenheiro Agrônomo, Agroecologista e Educador Popular, mestre e doutor em Agroecologia, consultor autônomo junto aos Movimentos Populares, membro fundador da Rede Ecovida de Agroecologia e também participou da construção e atuou no Centro de Apoio e Assessoria ao Trabalhador Rural (Cepagri/Caçador) por 17 anos, falou com muita propriedade sobre alguns eixos principais, como a interação positiva no meio ambiente e na sociedade, a agroecologia, o consumo consciente e o comportamento humano.

“Precisamos estabelecer uma relação positiva no meio ambiente, mas também uma relação positiva na sociedade”, destacou.

Para o padre Roque Ademir Favarin que participou como mediador, para termos uma ecologia integral e um desenvolvimento sustentável cada um de nós precisa fazer sua parte. “Cada um de nós precisa fazer a sua parte, mas é preciso que haja uma unidade para que as ações aconteçam, para que a gente assuma o compromisso que Deus nos convoca a ter com a casa comum”.

Durante a conversa os convidados apontaram algumas ações desenvolvidas pela Diocese de Caçador ao longo dos anos sobre a questão ecológica, destacando seu o importante papel inclusive na criação e atuação do Cepagri. Os avanços e os desafios também fizeram parte do debate.

“Estamos vivendo um momento de resistência estratégica, mas sempre tem a perspectiva de um mundo melhor. Esse novo momento histórico nos desafia a reafirmar nossas estratégias e nossas perspectivas e repensar nossas ferramentas de luta. Um dos pontos fundamentais nesse desafio é a retomada do trabalho de base junto às comunidades, sensibilizando, envolvendo e motivando as pessoas para ações que visem à consolidação de um novo movimento ecológico, renovando o diálogo sobre a forma como estamos construindo o futuro do planeta. Afinal, não precisamos somente deixar um planeta melhor para as futuras gerações, mas pessoas melhores para o planeta”, declarou.

Assista a entrevista completa:

No próximo “Viver a Fé”: O programa da próxima semana terá como tema: “Igrejas-irmãs: nos caminhos da missão”, iniciando uma reflexão sobre o mês de outubro, que é o mês missionário. O entrevistado será o padre Celso Carlos Puttkamer dos Santos, que atualmente está em missão na Prelazia do Marajó. O mediador será o padre João Cláudio Casara.