“Viver a Fé”: Padre Renato Caron fala de seu trabalho missionário no Haiti

Atitudes concretas dão vida ao projeto “Gestos de quem cuida”
24 de julho de 2020
Formação Bíblica aborda Jesus e sua relação a família, seus parentes e sua rejeição
28 de julho de 2020
Atitudes concretas dão vida ao projeto “Gestos de quem cuida”
24 de julho de 2020
28 de julho de 2020

“Viver a Fé”: Padre Renato Caron fala de seu trabalho missionário no Haiti

O padre Renato Caron participou na noite da última quarta-feira, dia 22 de julho, da live semanal do Programa Viver a Fé em tempos de distanciamento social, promovida pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Caçador.

Na conversa disponibilizada ao público através do Facebook da diocese, o padre falou sobre sua experiência como missionário, em território haitiano.

As memórias e os desafios da ‘Missão Ad Gentes’, foram lembrados pelo padre e pelos internautas que interagiram com perguntas e comentários.

Conforme o padre Renato, a expressão ‘Ad Gentes’ significa ‘para os povos’.  “A Igreja assume a missão de luz das nações e para especificar essa missão que ela tem pelo mundo inteiro, que é ajudar as nações a construir e edificar na sua sociedade aqueles valores do Reino, surgiu o decreto ‘Ad Gentes’”, explicou.

Segundo o padre o seu chamado a essa missão teve um caráter mais emergencial, em vista de dar uma resposta para aquela situação pela qual o Haiti passou, depois do terremoto de 2010. “Fui convidado pelos padres capuchinhos de Rondônia, onde atuava na época e a minha resposta foi quase que imediata. A gente vai para a missão por amor e alegria àquilo que a gente faz, e deseja que as outras pessoas, sobretudo as mais pobres, mais distantes, mais vulneráveis, que passam por dificuldades, se sintam amadas também por Deus. Esse é o objetivo da missão”, disse.

O padre falou ainda das ações desenvolvidas e da ajuda que teve especialmente por parte das crianças para entender o idioma falado no país.

Ele finaliza com uma reflexão sobre o significado real de ser missionário e anunciar o Evangelho. “Para ser um missionário verdadeiramente é preciso amar Jesus”.

Assista a entrevista na íntegra: