“Viver a Fé”: Programa destaca a liturgia nas mídias sociais e a comunhão espiritual

Dom Severino Clasen toma posse como Arcebispo de Maringá neste sábado
14 de agosto de 2020
Celebração do 21° Domingo do Tempo Comum reflete sobre Cristo e sua Igreja
17 de agosto de 2020
Dom Severino Clasen toma posse como Arcebispo de Maringá neste sábado
14 de agosto de 2020
Celebração do 21° Domingo do Tempo Comum reflete sobre Cristo e sua Igreja
17 de agosto de 2020

Na última quarta-feira, dia 12 de agosto, o programa semanal “Viver a Fé em tempos de distanciamento social”, transmitido pelo facebook da Diocese de Caçador, trouxe para a reflexão da comunidade o tema “A liturgia nas mídias sociais e a comunhão espiritual”.

O assunto foi abordado pelo padre Danilo César dos Santos Lima, de Belo Horizonte – MG, com a mediação do seminarista da Diocese de Caçador, Bruno Alves.

Com muita propriedade sobre a temática, padre Danilo explicou e comparou os significados de comunhão espiritual e comunhão sacramental, além disso, abordou a importância das mídias sociais neste momento de pandemia, mas ponderou o limite do que devemos valorizar presencialmente.

Através de um resgate histórico, o padre destacou como pensavam alguns líderes religiosos e santos das diversas épocas da Igreja com relação às expressões comunhão espiritual e comunhão sacramental.

“É importante pensar no Batismo e na Eucaristia como lugares de fontes dessa comunhão. Pelo sacramento do Batismo principia em nós essa comunhão com o Senhor”, disse.

Ele também lembrou de três afirmações de São Tomás de Aquino com relação à comunhão espiritual e a comunhão sacramental. “Diz São Tomaz de Aquino: ‘a meta da comunhão sacramental é a comunhão espiritual’. Mas, ele vai dizer também que, ‘é possível fazer comunhão espiritual, sem a comunhão sacramental’. E que ‘a comunhão espiritual não se opõem a comunhão sacramental’”.

Comunhão Espiritual x transmissões de celebrações

Para o padre Danilo, as transmissões de missas multiplicadas pela internet neste momento parecem aliviar a falta que as pessoas sentem das celebrações das missas. “Sentimos falta de nos reunir em comunidade, de ouvir a Palavra, de celebrar a Eucaristia e de participar da mesa do Senhor. Por isso, tentamos suprir essa necessidade de diversas formas e agora a comunhão espiritual se transformou em comunhão virtual”, salientou.

Respondendo as perguntas dos internautas, padre Danilo destacou o valor irrenunciável das mídias sociais, das transmissões, das lives, entre outras formas de comunicação e evangelização. “O desafio daqui para frente vai ser grande. Nesse momento teremos que ser não só eficazes, mas criativos e inteligentes para encontrarmos caminhos e podermos superar tudo isso na pastoral litúrgica e na pastoral como um todo”, afirmou.

Segundo ele, neste momento de crise e mesmo depois, devemos dar ênfase a três aspectos: “Devemos aprender criativamente, inteligentemente e eficazmente, voltando a trabalhar com a comunidade; garantir que essa experiência da Igreja Doméstica permaneça viva, afinal, recuperarmos esse valor e não podemos abrir mão. Outra coisa bonita é a importância da Pastoral da Comunicação a favor da evangelização. Precisamos discutir, aprofundar e ser criativos com relação às mídias sociais”, concluiu.

Assista a entrevista completa: