Bispo emite carta sobre o encerramento do Mês Missionário Extraordinário

Dom Frei Severino Clasen anuncia transferências para 2020
24 de outubro de 2019

Bispo emite carta sobre o encerramento do Mês Missionário Extraordinário

Com o tema “Batizados e Enviados: “A Igreja de Cristo em Missão”, o Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário. Toda pessoa batizada é chamada a ser missionária. A proposta do Papa, 100 anos depois da Carta Apostólica “Maximum Illud” de Bento XV, é de uma nova oportunidade para que os cristãos, em particular os jovens, tornem-se discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão, retomando com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.

Com a proximidade do final do mês de outubro o bispo Dom Frei Severino Clasen emite uma mensagem sobre a ação e destaca os missionários da Diocese que atuam nesta frente em outros estados.

Segue a carta na íntegra:

Mensagem de Dom Frei Severino Clasen, ofm
Por ocasião do encerramento do Mês Missionário Extraordinário

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus,
Paz e bem!

Eis que nos aproximamos do término do mês de outubro. Já visualizamos o Dia de Finados, a Solenidade de Cristo Rei, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, o início do Advento e a caminhada para o Natal! Também acompanhamos com disposição, o bonito e santo sínodo para a Amazônia, que procura discernir os caminhos para uma ecologia integral e impulsionar as variadas experiências missionárias.

Como Diocese de Caçador, em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, com viva alegria, celebramos em nossas comunidades de fé o Mês Missionário Extraordinário. Tal iniciativa coloca como objetivo reavivar a nossa consciência batismal, despertar o entusiasmo missionário e conferir um novo impulso missionário em toda a vida da Igreja.

Sabemos que a missão nasce a partir do encontro com o Ressuscitado. Este encontro confere novo sentido à vida. E sabemos que é próprio do bem, auto comunicar-se. Assim, quem faz a experiência junto ao Senhor, será movido a partilha-la com os demais.

Nesta partilha, como gesto concreto de nossa Diocese de Caçador, temos vários padres atuando como missionários em lugares que apresentam realidades gritantes:

Pe. Flávio Melchior Tártari e Pe. Henrique Dal Prá, atuando na Diocese de Ji-Paraná/RO;

Pe. Antônio Damin, atuando na Diocese de Sinop/MT;

Recentemente, foi enviado como missionário o Pe. Irineu Maia, para atuar na Prelazia do Xingú/PA.

Logo receberemos, de retorno, o Pe. Renato Luis Caron, após uma estação missionária no Haiti.

Em breve, como missionário, enviaremos para a Prelazia do Marajó, o Pe. Celso Carlos Putkamer dos Santos

Nos recorda o Papa Francisco que a oração é o “coração da missão da Igreja”. Rezemos pelos missionários e os sustentemos com o laço da caridade de Cristo.

Caçador, 23/10/2019.

+ Dom Frei Severino Clasen, ofm