Dom Frei Severino Clasen anuncia transferências para 2020

24 de outubro de 2019

Dom Frei Severino Clasen anuncia transferências para 2020

transferências

O bispo da Diocese de Caçador, Dom Frei Severino Clasen anunciou na terça-feira, 22 de outubro, as transferências e nomeações de alguns padres para o ano de 2020. Segundo ele, essas mudanças já estavam previstas e são necessárias para o fortalecimento da ação evangelizadora, bem como para o melhor funcionamento das paróquias.

“Havíamos combinado que de seis em seis anos faríamos essas grandes mudanças dos padres para fortalecer toda a ação evangelizadora. Isso traz ânimo para o padre, ele pega novos ares, além disso, o povo também recomeça com novo espírito, ardor missionário, pastoral e também espiritual nas paróquias”, destaca o bispo.

Ele considera dois pontos principais que motivaram a mudança. “Como já dito, primeiro temos que destacar a ação saudável da ação evangelizadora da Igreja no Brasil e reanimar, ativar a ação pastoral dos padres, sempre olhando para a necessidade da Diocese. E o segundo ponto é ajustar os quadros dos padres porque estavam bastante defasados, alguns estavam mais fortes, outros menos, agora conseguimos readequar e ficou bem mais equilibrado. Também é uma forma de os padres estarem trabalhando  naquilo que eles gostam, visando a dimensão fraterna entre a convivência deles”, conclui.

Segue na íntegra o documento emitido pelo Bispo Dom Frei Severino Clasen sobre as transferências:

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

Paz e bem!

Sabemos que é normal e faz parte da caminhada diocesana, de tempos em tempos, ocorrer mudanças dentro do quadro que compõe o presbitério em uma Diocese. Após termos orado ao Divino Espírito Santo e realizado um processo dialogal e partilhado, anunciamos a todo Povo de Deus presente em nosso território diocesano, os lugares e os respectivos padres que a partir de 2020, darão início à nova missão. Inicialmente, relacionam-se aqueles que receberam transferência. Na sequência, estão elencados aqueles que foram nomeados e/ou confirmados em funções junto ao governo diocesano. Destaco que após as posses a ocorrerem em inícios de 2020, tendo em vista a eleição dos novos coordenadores das Microrregiões, será composto o novo Conselho Presbiteral bem como o Colégio de Consultores e o CAED. Recordamos que a lista com os assessores e referenciais para as Pastorais e Movimentos será atualizada por ocasião da Reunião Geral do Clero que ocorrerá no dia 04/12/2019, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, a partir das 08h30.

Transferências

Residência Episcopal – Pe. Marcio Martins Rosa

1. Seminário – Caçador – Pe. Renato Luis Caron, Pe. Rubem Dutra de Ávila e Pe. Lydio Milani
  2. Paroquia São Francisco – Catedral de Caçador: Pe. Wilson Maiorki,  Pe. Eleandro Huning
  3. Paróquia Cristo Redentor – Bairro Berger – Caçador: Pe. Leocir Valdir, Pe. Edson, Pe. Rubem Dutra de Ávila, Pe. Renato Luis Caron
  4. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Treze Tilias: Pe. Almedo Diedrich e Pe. Remígio Sita
  5. Paróquia Santa Juliana – Salto Veloso: Pe. Marcos Antônio Zir
  6. Paróquia Imaculada Conceição – Fraiburgo: Pe. Ederson Iarochevski, Pe. João Claudio Casara e Pe. Paulo Roberto Posonski.
  7. Paróquia Senhor Bom Jesus Irineópolis: Pe. Lauro Kaluzny Filho
  8. Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Porto União: Pe. Valmor José de Deus e Pe. Rogério Inácio Esmeraldino
  9. Paróquia Santa Cruz – Canoinhas: Pe. Valcir Baronchello, Pe. Antônio Carlos Zago, Pe. Ludovino Labas e Pe. Miguel Dobrychtop.
  10. Paróquia Divino Pai Eterno – Bela Vista do Toldo: Pe. Valmir Pasa
  11. Paróquia São João Batista – Três Barras: Pe. André Juliano de Souza
  12. Paróquia Divino Espírito Santo – Major Vieira: Pe.  Alfredo Gurginski
  13. Paróquia Santa Cecilia – Santa Cecília: Pe. Gilberto Tomazi e Pe. Vilmar Gazaniga
  14. Paróquia Nossa Senhora dos Campos – Arroio Trinta e Macieira: Pe. Fabio Luiz Hansch (colaborando também em Iomerê)
  15. Paróquia Santo Antônio – Lebon Régis – Pe. Moacir Caetano da Silva e Pe. José Antônio Blaskowski

Nomeações

Vigário Geral: Pe. Gilberto Tomazi

Coordenação Diocesana de Pastoral: Pe. André Giombelli

Vice – Coordenador Diocesano de Pastoral: Pe. Márcio Martins Rosa

Ecônomo Diocesano: Pe. Roque Ademir Favarin

Chanceler do Bispado: Pe. Fábio Costa Farias

Reitor do Seminário Diocesano Cura D´Ars: Pe. Renato Luis Caron

Reitor do Santuário Diocesano: Pe. Ederson Iarochevski

Auxiliar na ASC: Pe. Edimar Blaskowski

Coordenador da Animação Bíblico Catequética:(ABC): Pe. Edson de Bortoli

CEB´s: Pe. Vilmar Gazaniga

Dado e passado em Caçador, em nossa Cúria Diocesana, sob sinal e selo de nossas armas, aos 22 de outubro de 2019.                                                                         Memória Litúrgica de São João Paulo II.

+ Dom Frei Severino Clasen, ofm
 Bispo Diocesano de Caçador