Família, nosso tesouro!

Residência São José comemora 30 anos
2 de setembro de 2019

Família, nosso tesouro!

De 05 a 19 de outubro de 2014 aconteceu a primeira etapa do sínodo sobre a família: Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. E a segunda etapa de 04 a 25 de outubro de 2015, refletido sobre “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Os sínodos foram preparados com a participação de toda Igreja que foi convidada a responder às questões que foram enviadas pelo Papa Francisco, como uma forma de envolver a todos no levantamento da realidade da família no mundo atual. Nós da diocese de Caçador também participamos. Participaram as pastorais e movimentos, voltados para as famílias. A nossa colaboração foi importante para que o sínodo, pois expressamos nosso espírito de comunhão e participação, como queria o Papa Francisco.

Como resultado do sínodo nós recebemos a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, sobre o amor da família, do Papa Francisco. Este documento nos mostra claramente a importância da família no contexto da evangelização, como nos diz o Santo Padre: “Por isso, considerei oportuno redigir uma Exortação Apostólica pós-sinodal que recolha contribuições dos dois sínodos recentes sobre a família, acrescentando outras considerações que possam orientar a reflexão, o diálogo ou a práxis pastoral, e simultaneamente ofereçam coragem, estímulo e ajuda às famílias na sua doação e nas suas dificuldades” (AL 4).

A Amoris Laetitia é um convite para que possamos fazer todo o esforço possível no sentido de ajudar as famílias viverem melhor sua vocação. É também uma demonstração do papel da Igreja como Mãe de Misericórdia que quer acolher e proteger a família. No capítulo VIII o Papa usa três verbos muito importantes: Acompanhar, discernir e integrar, os quais são fundamentais para responder às situações de fragilidade, complexas ou irregulares.

A exortação foi lançada no contexto do ano Santo da Misericórdia, por isso diz o Santo Padre: “Em primeiro lugar, vejo como uma proposta para as famílias cristãs, que as estimule a apreciar os dons do matrimônio e da família e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência; em segundo lugar, por que se propõe a encorajar todos a serem sinais de misericórdia e proximidade para a vida familiar, onde esta não se realize perfeitamente ou não se desenrole em paz e alegria” (AL 5 ).

O desafio para nós é procurar estudar, conhecer e aplicar em nossa ação pastoral as indicações que a Amoris Laetitia nos propõe, para que possamos ter um trabalho mais eficaz e frutífero com as famílias. Daí a importância de fortalecermos em nossas paróquias e comunidades a pastoral familiar. Pois sabemos que uma pastoral familiar bem estruturada será um grande instrumento de evangelização da família.

Pe. Valmor José de Deus

Referencial Eclesiástico da Pastoral Familiar