Caçador e Videira realizam encontros por ocasião da Semana de Oração pela Unidade Cristã

FACASC oferece Pós-Graduação em Bioética
2 de junho de 2022
Dom Cleocir recebe visita de bispo e padre da Diocese de Erexim
6 de junho de 2022
FACASC oferece Pós-Graduação em Bioética
2 de junho de 2022
Dom Cleocir recebe visita de bispo e padre da Diocese de Erexim
6 de junho de 2022

Um dia marcado pela unidade e pela comunhão. Assim foi a terça-feira, 31 de maio para cristãos de Caçador e de Videira que participaram de encontros ecumênicos por ocasião da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), que em 2022 está sendo vivenciada de 29 de maio a 5 de junho, com o tema “Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mateus 2,2).

Os encontros realizados na parte da manhã na Mitra Diocesana de Caçador e à noite na Paróquia Imaculada Conceição de Videira reuniram irmãos da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para um momento de reflexão, partilha e proximidade.

Feliz em participar desse momento após dois anos sem atividades presenciais em razão da pandemia, o pastor Ildo Franz ressaltou a importância da unidade entre os cristãos. “Que alegria viver esse encontro. Somos irmanados pelo mesmo Cristo e é essa fé que nos motiva na caminhada. Precisamos manter firmes esses momentos que fortalecem nosso espírito e nos ajudam a caminharmos em sinodalidade, sempre juntos”, disse.

O bispo diocesano, Dom Cleocir Bonetti esteve presente nos dois encontros. “Todos nós cristãos batizados somos chamados a ser um sinal de Deus, vivendo de forma concreta a unidade na diversidade”, salientou.

Já a pastora Francinne Kerkhoff que ajudou a conduzir a celebração em Videira, realizou uma dinâmica referente ao tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: a estrela que é Jesus. Na oportunidade, cada presente escreveu em uma estrela de papel seus objetivos de vida e seus desejos para uma comunidade melhor e mais unida. Entre os pedidos estavam: amor, paz, família, esperança, justiça e comunhão.

Na celebração de Videira, além dos representantes do próprio município, estiveram presentes os munícipios de Rio das Antas, Pinheiro Preto e Iomerê. Em todos eles existem atividades ecumênicas que já são tradicionais. Porém, como momento comum, envolvendo todos, a celebração foi a primeira.

Os encontros também serviram de motivação para o encaminhamento das próximas atividades que serão realizadas de forma ecumênica, como a Semana da Família, em agosto e a Semana da Vida e Dia do Nascituro, em outubro, entre outras.

No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da SOUC em diversos estados. A oração e os demais subsídios para a vivência desses momentos podem ser acessados no endereço:

Fotos: Gustavo Henrique Guedes Fambomel

Texto: Elaine Karch de Almeida