“É Tempo de Cuidar”: Diocese de Caçador fará lançamento da fase 2 com a coleta de doações no Dia de Corpus Christi

Cáritas Solidariedade de Fraiburgo lança Projeto “Mãos que partilham”
24 de maio de 2021
Informação, formação, celebração, projetos e oportunidades: A edição mais recente do Jornal Fonte está a espera da sua leitura
15 de junho de 2021
Cáritas Solidariedade de Fraiburgo lança Projeto “Mãos que partilham”
24 de maio de 2021
15 de junho de 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram no dia 11 de abril, Domingo da Misericórdia, a segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”. O lançamento foi acompanhado do convite de que todas as comunidades e paróquias repicassem os sinos manifestando esperança, fé e solidariedade diante das mortes decorrentes da pandemia.

De fato, nota-se que as necessidades do povo têm aumentado em razão da crise generalizada que se arrasta. Neste contexto, o apelo da segunda fase da Ação Emergencial é que sejam retomadas ou intensificadas as mobilizações para arrecadar e distribuir alimentos, roupas, material de higiene, EPIs, entre outros, para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A partir desta reflexão, a Diocese de Caçador propõe que a celebração de Corpus Christi, no dia 03 de junho de 2021, seja uma ocasião para relançar a Ação Solidária no âmbito diocesano.

Para marcar o início desta nova fase, a Diocese orienta às comunidades e paróquias que, nos momentos celebrativos e orantes deste dia, sejam organizados espaços destinados a arrecadação de doações. O destino das arrecadações será definido por cada paróquia que conhece as necessidades das pessoas em seu entorno. Se as doações superarem as necessidades locais, poderão ser destinadas a entidades de assistência social ou à Cáritas Diocesana, diretamente na Cúria ou através das Cáritas Paroquiais.

A CNBB e a Cáritas disponibilizaram um site para registro das doações: (https://pt.surveymonkey.com/r/52RFRPZ). O registro é importante pois ajuda a dimensionar o alcance das nossas ações.

Orientações da Diocese para o Cerimonial de Corpus Christi

De acordo com o Cerimonial da Igreja, a solenidade do Corpo e Sangue do Senhor tem a finalidade de promover o culto ao Santíssimo Sacramento. A piedade da Igreja introduziu a procissão como forma peculiar de culto Eucarístico. A ela acrescenta-se, segundo o Ritual Romano, a Exposição da Santíssima Eucarística.

Dado que a realização da procissão se encontra impactada pela pandemia, a Diocese de Caçador orienta que, por ocasião de Corpus Christi, as nossas paróquias e comunidades que possuem reserva eucarística realizem a Celebração da Eucaristia ou da Palavra e momentos de Adoração com o Santíssimo Exposto. Recordamos que os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão podem fazer a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis, mas não a bênção com ele.