Catequese Familiar reflete o sacramento do Matrimônio

Igreja Doméstica celebra o Dia dos Pais e nos encoraja a buscar a Deus através do silêncio
6 de agosto de 2020
Busca do diálogo e da comunhão marcam caminhada de Dom Severino na Diocese de Caçador
7 de agosto de 2020
6 de agosto de 2020
7 de agosto de 2020

Catequese Familiar reflete o sacramento do Matrimônio

A Catequese Familiar – Igreja nas Casas segue com o estudo sobre os sacramentos da Igreja.  A reflexão desta semana é sobre o sacramento do Matrimônio.

O Matrimônio é um sacramento de serviço e uma vocação. É uma aliança pela qual homem e mulher constituem entre si uma íntima comunhão de vida e amor, e se tornam assim, “uma só carne”.

Na Leitura do Livro de Gênesis (2, 20-24) vemos que Deus não quer que o homem viva sozinho. Por isso, do seu lado Deus criou a mulher, para que ela fosse sua companheira.

O amor que sustenta o Matrimônio é sinal do amor que Cristo tem por sua Igreja. Por isso, o casal que vive o amor torna-se re­flexo do amor que Deus tem pelo mundo.

O Papa Francisco lembra que esta semelhança entre marido-esposa e Cristo-Igreja é uma semelhança imperfeita. Por isso, há famílias que se encontram em situações difíceis. Mesmo assim, o casal deve invocar o Senhor para que Ele derrame seu amor nas limitações das relações conjugais.

Na comunidade de fé o casal encontra suporte para discernir as situações que abalam a estrutura familiar. Nela encontram força para superar as dificuldades e educar seus filhos. A Igreja acompanha os casais em suas necessidades, para que a família viva a fé como verdadeira Igreja doméstica.

Vamos celebrar a importância que o Matrimônio tem na vida das famílias!

Clique aqui e faça o download do roteiro celebrativo.

Assista também ao vídeo preparado pelos padres Edson De Bortoli e Leocir Valdir do Nascimento sobre o sacramento do Matrimônio. Inscreva-se no canal do Youtube da Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Diocese de Caçador.